João Pessoa-PB (83) 3250-3644   
Salvador-BA (71) 3113-7977
Validação do processo

Para a validação do nosso processo de esterilização, realizamos testes físicos, químicos e microbiológicos. Os testes químicos envolvem a avaliação da umidade, concentração de óxido de etileno, a pureza do ar e do gás, resíduos ambientais e os produtos após a esterilização.

Os testes físicos envolvem o controle da temperatura, da pressão (positiva e negativa) , e do tempo de exposição. O teste microbiológico consta de indicador microbiológico que é utilizado em cada ciclo.

A SETE dispõe ainda de  metodologias próprias para monitorar o processo em cada ciclo. São utilizados indicadores químicos em todos os artigos que reagem aos parâmetros críticos de processo de esterilização – temperatura, tempo e umidade.

A cromatografia gasosa é o método indicado para o controle residual de óxido de etileno e seus derivados em artigos esterilizados e/ou reprocessados, podendo ser utilizado como instrumento de leitura direta ou por amostragem. Assim sendo, o artigo médico hospitalar somente é liberado quando atingir as concentrações mínimas permitida pelo MS, segundo a portaria nº482.

Portanto a terceirização do Reprocessamento e Esterilização dos artigos médicos hospitalares é a melhor opção técnica, financeira e segura para os serviços de saúde de seus pacientes.